A casa “Cubierta Verde” (Cobertura Verde) nasce da chamada ao concurso que a Universidad de la República no Uruguai realiza anualmente para a construção de uma casa que se sorteia como o maior prêmio destas rifas, as que se realizam com o objetivo de financiar a viagem de estudos dos estudantes de arquitetura ao redor do mundo.
Este projeto é o ganhador do concurso de habitação 2007, concurso que se realiza todos os anos. Sua construção constitui o maior prêmio do sorteio da Arquitectura Rifa.
Demanda
As bases solicitavam uma habitação permanente em um bairro residencial da cidade de Montevideo. O bairro (Buceo) possui um quadro de densidade média, mas compacta.
Estipulavam-se: 120m² interiores+15m² de garagem+ espaços externos condicionantes 35m² ( churrasqueira, pérgolas, etc.) O edifício tem 9.80m de frente por 24m de fundo e 4 m de recuo frontal.
Cobertura verde
Em um edifício reduzido dentro de uma estrutura compacta, se exibe um jogo topográfico regenerando o solo de maneira a ter 100% de área verde.
Uma espiral articula a habitação, estabelecendo uma sequencia espacial ascendente de espaços interiores e exteriores. O espaço interno está dividido em três patamares, um diário (cozinha, salas de estar e jantar), um privado (quartos) e um terceiro (garagem, entrada, escritório, sala de jogos). Os diferentes espaços do telhado concluem a ascensão, uns poucos elementos acompanham o verde do teto, estes ajudam a conter e projetar o espaço.
O projeto final realizou mudanças com relação ao anteprojeto do concurso, graças ao conselheiro e ao diretor, que permitiu realiza-lo com a condição de que não aumentaria o custo final da residência. Assim, se orçou um projeto A com uma variante B, dentro da hipótese de mudar muros de arrimo e preencher mais espaço. Ampliou-se o espaço destinado à garagem e se reduziu o acesso superior; foi assim que a casa ganhou um novo “patamar” com um uso a definir pelo usuário.
Confira outras obras para a Arquitetura RIFA aqui.